Perguntas Frequentes


Eu sou virgem. Posso usar um coletor menstrual?
Sim, mas seu hímen provavelmente romperá.
Para as virgens e adolescentes há a opção pequena, que por ser muito menor que os coletores de outras marcas não causa desconforto na inserção ou retirada e adapta-se bem a um canal vaginal menor e a ciclos irregulares.
Também contamos com a linha softcup, 25% mais macia que o coletor clássico, proporcionando maior conforto e facilidade na inserção e retirada.
 
Eu estou usando atualmente um DIU de cobre ou hormonal. Posso usar o coletor?
Sim, mas se o fio não foi cortado, deve ter cuidado sempre que utilizar o coletor para impedir o deslocamento do DIU. O fio não deve ser preso entre o copo menstrual e sua parede vaginal, devendo permanecer no interior para diminuir riscos de deslocamento. Se você quiser usar o coletor usando o DIU, o encurtamento do fio é recomendado.O coletor será útil devido ao aumento de fluxo ocorrido nesses casos.
 
Eu tenho uma alergia ao látex. Posso usar o Me Luna? 
Sim, pode. O meluna não é feito de látex, mas de TPE. Este material é utilizado também para a produção de bicos de mamadeira, catéteres e implantes médicos, entre muitos outros. 

É possível ter alguma reação alérgica ao Me Luna? 
Não. A matéria-prima do meluna, TPE, não contém proteínas, PVC, látex ou silicone. Assim, não pode haver uma reação alérgica. O TPE foi desenvolvido especialmente por médicos  tendo sido testado e aprovado como não passível de reações como alergias, irritações, toxicidade, sensibilização ou interações físico-químicas (a lista dos certificados consta em “porque meluna”). 

Posso usar o coletor menstrual ao fazer esportes?
Sim, claro que você também pode usar seu coletor ao fazer esportes. Ele não vaza e não incomoda.
Para atletas e mulheres com musculatura pélvica bem desenvolvida oferecemos a  linha sportcup, que conta com um material 25% mais firme e oferece maior proteção durante os exercícios.
 
Qual é o tamanho certo para mim?
 Para escolher o tamanho certo, alguns fatores além do fluxo devem ser considerados:
 
Vida Sexual e Filhos: 
Adolescentes em seus primeiros ciclos e mulheres que nunca tiveram relações sexuais apresentam um canal vaginal mais estreito, para elas é recomendado o tamanho P.
Mulheres adultas costumam exigir tamanhos maiores, principalmente após o inicio da vida sexual e, sobretudo, após a maternidade. Para mulheres que tiveram filhos por parto normal são recomendados os tamanhos maiores como G ou GG devido às mudanças no canal vaginal decorrentes do parto.
 
Físico:
Mulheres de corpo pequeno e de baixa estatura geralmente usam tamanhos menores que as altas e fortes, que tendem a preferir copos maiores.
  
Preparação física:
Atividades esportivas afetam a estabilidade geral do tecido conjuntivo, bem como o tônus muscular geral. Esportes e exercícios têm um efeito sobre o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, particularmente cavalgadas, yoga, pilates, exercícios de Kegel, e pole dance.
Mulheres que têm músculos do assoalho pélvico mais fortes geralmente preferem um copo menstrual de tamanho menor.
 
Como se usa um copo menstrual? 
Antes do primeiro uso deve-se esterilizar o coletor de 5 a 10 minutos em água fervente. A esterilização também é recomendada após a sua menstruação terminar ou quando iniciar o seu período. Durante a sua menstruação é suficiente limpar com papel higiênico, lenços umedecidos ou sob água corrente. Após esvaziar e limpar ele pode ser inserido novamente.
Certifique-se de só manusear seu coletor com as mãos limpas.

Para inserir dobre o meluna da maneira mais confortável para você, segure-o dobrado e após afastar os grandes lábios insira-o em sua vagina.Isto pode ser feito enquanto estiver sentada no vaso sanitário, agachada ou de pé com uma das pernas levantadas dependendo apenas o que é confortável para você. Se tiver problemas de inserção um lubrificante à base de água ou mesmo uma molhada no coletor durante os primeiros usos pode ajudar. Você vai encontrar rapidamente uma posição perfeita de colocá-lo. 
Para evitar vazamentos, verifique se o copo menstrual desdobrou corretamente após a inserção contornando com um dedo ao longo da borda ou puxando levemente seu cabo.

Em média, é suficiente esvaziá-lo 2 a 4 vezes ao dia. Uma vez que o fluxo menstrual varia durante a menstruação,este prazo vai mudar. Para iniciantes, recomendamos a verificação do coletor na mesma freqüência que você troca seus absorventes. Dessa forma, você vai perceber melhor quantas vezes o seu Me Luna precisa ser esvaziado. Você pode usar o Me Luna durante o dia, bem como durante a noite. No entanto, deve ser esvaziado depois de 12 horas de uso contínuo. 

Ao retirar limpe bem as mãos, relaxe o corpo e solte o vácuo apertando um pouco o coletor, puxe. Uma leve pressão ou giro do meluna também pode ser útil.
Não basta puxar a bola, haste ou anel do copo sem antes quebrar o vácuo!Esses são para obter uma melhor firmeza, e não para a remoção.
A retirada sem a quebra do vácuo pode causar muito desconforto.
É importante ser paciente na primeira tentativa. Após a remoção, descarte e limpe o Me Luna como descrito acima, depois, você pode inserir o coletor novamente. 
Depois que sua menstruação parou lave bem e ferva-o. O coletores deve ser armazenados em um lugares ventilados,nunca mantenha seu Me Luna em sacos plásticos ou outros recipientes hermeticamente fechados. 

Os coletores menstruais podem ser utilizados durante o pós-parto? 
Não, no pós-parto a vagina ainda está sensível e machucada devido ao procedimento, o uso de coletores pode piorar a situação aumentando até o risco de infecções pela manipulação constante em área já suscetível. 

O cabo pode incomodar? 
Em geral os cabos haste não incomodam devido ao formato arredondado e a maleabilidade, mas os modelos do tipo haste podem ainda ser cortados se houver desconforto e não deixarão pontas ou farpas.
Além do modelo clássico em haste, três outros modelos também estão disponíveis nos coletores Me Luna, com uma bola ou anel e sem cabo algum, todos eles arredondados e flexíveis.

Podem haver vazamentos? 
Se o tamanho estiver correto ele deve selar a vagina para evitar este problema.
Só haverá vazamento se o copo não tiver desdobrado corretamente, isso pode ser verificado com o uso dos dedos na base do copo (ela deve estar redonda) ou com uma leve puxada do cabo para verificar se ele se move.Se houver dificuldade em abrir um leve movimento de vai e vem ou mesmo de girada pode ajudar, se mesmo assim ele não abrir insira o dedo médio ou indicador deixando algum ar entrar ou pressione a parede vaginal criando espaço, assim ele se expandirá.
Algumas vezes pequenos vazamentos são provocados por restos de sangue no canal vaginal deixados durante o esvaziamento, se o canal vaginal estiver limpo e o coletor aberto não há esta possibilidade.  

Quanto tempo eu posso manter um coletor menstrual inserido? 
O coletor pode permanecer dentro do corpo por  8 à 12 horas. 

Qual a vida útil do meu Me Luna? 
Dependendo da adequada utilização e manutenção o coletor pode ser usado por até 15 anos. 

Como faço para limpar meu coletor menstrual? 
O Me Luna pode facilmente ser desinfetado por inúmeras maneiras, como a fervura, fervura em água salgada ou produtos específicos. 
Para a limpeza por fervura, apenas deixe seu Me Luna em água fervente por 4 ou 5 minutos, mas certifique-se de que há água suficiente no recipiente para cobri-lo.Esta fervura também pode ser feita no microondas, desde que feita em recipiente específico para não haver risco de explosão (consulte os acessórios na sessão "compre").
Outros métodos para desinfecção podem ser o peróxido de hidrogênio (H2O2), também chamado de água oxigenada até 12% ou água de cloro até 3%, mas se usar algum destes métodos por favor enxágüe bem antes da inserção para evitar a irritação da mucosa vaginal por resíduos químicos. 
Para limpar o coletor durante o uso, enxaguar com água corrente é suficiente ou, se desejar para uma limpeza mais profunda, você pode usar sabonete íntimo (pH 3,5) ou outro sempre assegurando-se de um correto enxágüe. 

Como faço para limpar meu Me Luna quando estou fora? 
Muitas mulheres utilizam-se de uma garrafinha de água para lavar seus coletores quando em banheiros públicos, outras preferem urinar em seu copo e, em seguida, colocá-lo de volta no lugar. Você pode também simplesmente limpá-lo com papel higiênico ou de lenços umedecidos (lembrando que os lenços não devem ser jogados no vaso sanitário)
Como o uso pode ser prolongado a chance de precisar esvaziá-lo em um banheiro público é pequena e dependerá do fluxo.
Depois que você parou de menstruar, ele devem ser cuidadosamente limpo, como descrito acima e guardado em embalagem apropriada. 

Posso usar meu copo menstrual como um contraceptivo? 
Não. O coletor não atua como contraceptivo.

Posso usar o meu copo menstrual durante relações sexuais? 
Não é possível seu uso durante a penetração genital, porém pode haver outros tipos de relação sem incômodos provocados pelo sangramento ou pelo odor. 

Do que o Me Luna é feito? 
Os coletores menstruais Me Luna são feitos de TPE (elastômero termoplástico). Este material é produzido por Kraiburg em Waldkraiburg GmbH na Alemanha. O TPE é um termo geral para um determinado tipo de termoplástico (processado em temperaturas altas) elastômero, que pertencem ao grupo dos plásticos elásticos.
O TPE foi desenvolvido para instrumentos médicos e passou ISO 10993-10 para  testes de irritação. O material pode ser esterilizado e é, portanto, passível de uso em clínicas e hospitais pediátricos. O TPE é feito na Alemanha e está em conformidade com o BFR, FDA e requisitos 2002/72/CE. Devido aos altos padrões de qualidade alemãos, você pode ter certeza que você está comprando de primeira qualidade. 

Porque o meluna não é feito de silicone, assim como outros coletores menstruais? 
Porque o TPE é mais prático e de mais fácil processo que o silicone. Essas propriedades nos trazem ainda a opção de criar mais variantes do produto.
O TPE também é suave e seguro, além de ser um material desenvolvido especificamente para equipamentos médicos.
O TPE não resseca tão facilmente e pode ser esterilizado com soluções de água oxigenada,  cloro e vinagre, além de autoclavado, sem produzir danos ao material ou diminuição de sua vida útil.

O pigmento de cor é seguro?E o Glitter?
O plástico TPE, bem como todos os pigmentos são testados e aprovados.
O corante utilizado nos coletores coloridos é o mesmo usado na indústria alimentícia e na coloração de medicamentos e conta com rígida supervisão.
As partículas de glitter são feitas de um filme de alumínio muito fino, o mesmo usado para uso doméstico, e vaporizadas de ambos os lados com tinta de poliuretano.
Este flocos de alumínio são totalmente não-tóxicos e estão completamente envoltos por TPE.
 
Há algum auxílio ou aplicadores? 
Lubrificantes à base de silicone, água ou óleo pode ser usado para simplificar a inserção.
Pelo fato do Me Luna não ser feito de silicone, não vai ser afetado por lubrificantes à base de silicone ou óleos e gorduras, como outros copos feitos de silicone ou látex. 

O coletor que desejo está indisponível.Há como saber a previsão de chegada ou ser avisada quando ele estiver novamente em estoque?
Por ser um produto importado muitas vezes não como estimar um prazo exato para recebimento de determinado item no estoque, porém recebemos novos coletores frequentemente e informamos sempre as chegadas em nossa fanpage e em nosso perfil no facebook.
Além disso alguns coletores saem do estoque por estarem "reservados".
Os coletores cujo pedido foi feito e o boleto não foi pago ou a transação não foi aprovada, por exemplo, irão retornar ao estoque em alguns dias.
Fique de olho!



Caso tenha outras dúvidas, por favor, não hesite em entrar em contato!

Sobre a loja

Os coletores menstruais são uma alternativa prática, segura, econômica e ecológica aos absorventes descartáveis. Informe-se!

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Me Luna Brasil - Loja OnLine - CNPJ: 12.134.848/0001-92 © Todos os direitos reservados. 2017