O coletor menstrual é uma alternativa simples, prática, higiênica e econômica aos absorventes. Ele nada mais é do que uma taça feita de silicone médico ou de plástico elástico (TPE) como os usados em cateteres e implantes médicos que coleta o sangue menstrual e pode ser reutilizada por até 10 anos.
O coletor é inserido dobrado da mesma forma que um absorvente interno e dentro do corpo retorna a sua forma original ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal formando um vácuo que impede qualquer vazamento. Para retirá-lo basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser esvaziado no vaso sanitário ou no banho, lavado e inserido novamente. Um coletor menstrual pode ser usado por até 12h, evitando o incomodo de ter que carregar absorventes na bolsa.
Os primeiros coletores menstruais surgiram na década de 50 e hoje são produzidos em diversas partes do mundo como o Canadá, Finlândia, República Tcheca, África do Sul, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Índia e Inglaterra.
Os coletores menstruais são uma alternativa prática, segura, econômica e ecológica aos absorventes descartáveis. Informe-se!