inserção e retirada


    O coletor menstrual é inserido como um absorvente interno, a única diferença é que acomoda-se no início e não no fundo do canal vaginal. Por ser mais largo deve ser dobrado para a inserção, havendo inúmeras formas de dobrá-lo. A maleabilidade do material garante que ele seja facilmente dobrável e assim que solto retorne a sua forma original.

   É recomendável que a primeira colocação seja feita sentada ou agachada com os músculos da pélvis e vagina relaxados. Os grandes lábios devem ser afastados com uma mão enquanto o coletor é inserido dobrado com a outra até o local adequado ou até que pelo menos boa parte dele esteja inserido.Após a inserção o coletor desdobra-se ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal e formando um vácuo que impede qualquer vazamento. Ele pode ser usado por até 12h seguidas e então deve ser esvaziado, lavado e reintroduzido, sendo desnecessário o esvaziamento e lavagem fora de casa e o incomodo de ter que carregar absorventes na bolsa. No início do uso aconselha-se que se esvazie, limpe e recoloque na mesma freqüência que faria com os absorventes comuns. Isso te dará uma noção da freqüência com que você realmente precisa fazer isso.

   Para evitar vazamentos, tenha certeza de que o copo menstrual abriu corretamente, você pode checar isso girando levemente o copo, ou tocando as laterais com seu dedo após inserido. Se seu coletor possui cabos pode dar uma leve puxada para verificar se fez-se o vácuo. Se o coletor não abriu corretamente, não é necessário retirá-lo e reinserí-lo, você pode inserir o dedo médio fazendo com que algum ar entre e expandindo o coletor.
Se ele abrir antes de chegar ao local exato você pode empurrá-lo mais para dentro delicadamente.

 

Alguns tipos de dobras para facilitar a inserção do seu coletor menstrual:
 

Dobra C:

coletor menstrual dobra C

É feita pela simples dobra do coletor ao meio fazendo com que suas bordas fiquem no formato da letra C.

Punch-down (ou dobra para baixo):

coletor menstrual dobra punch down

Uma das mais fáceis para as moças que consideram a dobra C muito volumosa.
Basta inserir um dos lados da borda do seu coletor menstrual até o fundo e segurá-lo nesta posição.
Ela permite uma inserção mais fácil quando os músculos não estão completamente relaxados e permite uma fácil abertura depois de inserido.

Dobra 7:

coletor menstrual dobra 7

É feita pela dobra de um extremidade da borda até o meio do coletor formando um 7.

Duplo 7:

coletor menstrual dobra duplo7

Consiste na dobra das duas extremidades opostas da borda formando um 7 de cada lado do copo.
Fácil de inserir e de abrir, mas um pouco difícil de segurar nos tamanhos menores de copo.

Diamante:

coletor menstrual dobra diamante

Dobra-se o copo menstrual no sentido vertical formando um circulo e depois cada uma das extremidades do circulo formado.

Origami:

coletor menstrual dobra origami

Inicia-se como a punch-down com a dobra de um dos lados da borda para dentro do copo, em seguida um destes lados é puxadao para o lado oposto do copo formando um botão de rosa.
Apesar de ser uma das mais complexas, é um das dobras que permite menor volume e melhor desdobramento interno,além ser de fácil de mantê-la na hora da inserção.

Retirada

    Para retirar relaxe seus músculos do baixo abdômen e os da vagina, abra os grandes lábios com uma das mãos e então alcance o coletor pelo cabo ou empurre-o com os músculos pélvicos como num movimento de urinar. Quando o coletor estiver a seu alcance basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser retirado facilmente.
Se não conseguir quebrar o vácuo apertando a base, insira o dedo médio apertando uma das bordas do copo.
Lembre-se de nunca tentar retirar seu coletor menstrual sem quebrar o vácuo!Iisso pode danificá-lo e causar grande desconforto!

Depois de retirado o coletor deve ser esvaziado no vaso sanitário ou no banho, lavado com água quente ou sabonete neutro e após a limpeza da vulva e da porção inicial do canal está pronto para ser inserido novamente. Ao fim do ciclo ele deve ser fervido e guardado para o próximo uso, assim como antes do primeiro uso. 

 

 

Sobre a loja

Os coletores menstruais são uma alternativa prática, segura, econômica e ecológica aos absorventes descartáveis. Informe-se!

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Me Luna Brasil - Loja OnLine - CNPJ: 12.134.848/0001-92 © Todos os direitos reservados. 2017